Biologia e Ecologia do Gafanhoto Vermelho
Ciclo de vida
O gafanhoto vermelho tem apenas uma geração por ano (COPR, 1982). A oviposição coincide com o início da estação húmida (Novembro a Dezembro) e é feita no solo e em áreas com vegetação muito esparsa. Quando a humidade do solo é adequada, as ninfas eclodem 30-40 dias depois da oviposição, precisamente numa altura em que as gramíneas estão na fase de crescimento vegetativo, providenciando um bom alimento e abrigo para as ninfas recém eclodidas.

As ninfas passam por 6 a 8 instares, tornando-se em adultos no fim da época chuvosa entre Fevereiro e Março (Bahana & Byaryhanga 1991, COPR 1982). Ninfas de gafanhotos na fase gregária passam normalmente por 6 instares, e completam o seu desenvolvimento em 52 a 64 dias (Uvarov 966, Faure 1935). Por outro lado, gafanhotos solitários podem passar por 8 instares ninfais (Uvarov 1966, Albretch 1955), e têm um longo período de desenvolvimento que varia de 67 a 82 dias (Burnett 1951).

Os adultos vivem durante toda a estação seca, por cerca de 8 meses, num estágio sexual imaturo até ao início das chuvas, período no qual a maturação sexual inicia, culminando com o acasalamento e a oviposição (Bahana & Byaryhanga 1991, COPR 1982).
Ciclo de Vida
Ciclo de vida do gafanhoto vermelho
Desenvolvida por AGRODEC
Copyright © Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF), Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique, 2008
Clique para ampliar
Clique no mapa para ampliar e ver com maior detalhe as zonas potenciais de eclosão
Moçambique
Universidade
Eduardo
Mondlane